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Com a digitalização do mundo e de quase todas as atividades que nos cercam, as pessoas se tornaram, de fato, o centro de todas as ações praticadas pelo mercado, uma vez que, sem elas, as relações simplesmente não se sustentam.

Mais ativo, informado e certo de sua influência sobre tudo, o consumidor, valendo-se da tecnologia e onipresença no processo, exige níveis cada vez mais altos de qualidade, atendimento especializado e satisfação dos seus desejos.

A mensagem não é mais unilateral e essa mudança redefine o jogo, se antes as marcas conseguiam controlar sua comunicação com anúncios direto para um consumidor mais passivo, hoje, tudo isso faz parte de um processo mais horizontal, isso quer dizer, que o consumidor está munido de informações transparentes, abertas e compartilhadas, ou seja, produtos, serviços e audiência estão alinhadas num mesmo contexto.

Neste cenário o PROPÓSITO e VALORES das marcas ganham total importância, pois engajam os consumidores e transformam esse processo muito mais envolvente, SIGNIFICATIVO e personalizado.

Cada vez mais, a qualidade vem se tornando um atributo comum para produtos e serviços. Ao mesmo tempo, as pessoas não querem mais consumir só por consumir. Querem estabelecer relacionamentos com marcas que os representem e tenham filosofias parecidas. Todas essas mudanças fazem com que o POSICIONAMENTO seja um atributo muito mais forte que o produto em si.

Frequentemente dizem que as pequenas e médias empresas não precisam investir em branding e que este é um processo muito mais orientado para grandes marcas, com elevado poder de investimento.

Na verdade, todas as empresas devem se preocupar com o imaginário dos consumidores. Neste momento, oferecer produtos e serviços de qualidade não é suficiente. É necessário conseguir uma diferenciação frente à concorrência e promover o envolvimento da audiência com a marca.

Além disso, a existência de laços afetivos com uma empresa, independentemente da sua dimensão, permite fidelizar os clientes.

 

Gente, é isso, por enquanto! Obrigado por chegar até aqui!

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